O que siginfica paráclito?

14 08 2009

Imagens-Religiosas-16

Como todos nós sabemos, Jesus usava palavras e imagens populares, durante as Suas pregações, com a intenção de que o povo mais simples o conseguissem entender. Assim falou do Espírito Santo, chamando-O de Paráclito. Esta palavra vem do grego e significa mais ou menos isso: “aquele que fica ao lado”.

Este termo, paráclito, vinha já dos tempos antigos e era uma palavra usada nos tribunais. Naquela época os acusados não tinham advogados de defesa e nem de acusação. Eles mesmos precisavam se defender sozinhos e conseguir testemunhas eram “fracas” ou porque seus argumentos não convenciam. Muitos deles eram condenados injustamente. Para que pudessem comprovar a sua inocência. Acontecia, porém, – como era de se esperar – que muitas dessas pessoas, mesmo sendo inocentes, não conseguiam provar que o eram, ou porque suas

Ocorria, porém, que essa situação podia ser mudada, caso houvesse alguém presente na assembléia, que fosse uma pessoa com uma fama irrepreensível, considerada como totalmente verdadeira e honesta, isenta de qualquer erro, esta pessoa podia interceder por quem estava sendo acusado.

Deste modo, esta pessoa com  uma excelente fama levantava-se e ia ao encontro do acusado, colocando-se ao seu lado, sem dizer sequer uma palavra. Ficava em silêncio, mas sua presença, com sua fama honesta e verdadeira, bastava como uma garantia de que o acusado era inocente. Não precisava dizer nada. Esta pessoa era conhecida nos tribunais como PARÁCLITO, ou seja, como aquele “que se colocava ao lado” e que intercedia.

Agora entendemos porque Jesus chamou o Espírito Santo de Paráclito e prometeu que Ele ficaria ao nosso lado. Ele é e será sempre o nosso DEFENSOR. Não precisamos temer o mal ou as tempestades em nossas vidas, pois Jesus prometeu:

“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.” (João, 14, 16-17).

(resumo feito a partir da homilia proferida por Mons. Manuel Moreira Vieira – Rio de Janeiro – em 27/04/08).

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: